Detector de Tempestades
O detector de tempestades é o sistema especialista local de alerta prévia para a prevenção de riscos derivados de tempestades elétricas. O sistema monitoriza tanto o campo eletrostático como o campo eletromagnético, sendo capaz de detectar tanto as tempestades elétricas que se aproximam da zona, como aquelas que se encontram em formação mesmo acima desta área.
A capacidade de monitorizar todas as fases de uma tempestade, desde a fase de eletrificação da nuvem até à sua dissipação, converte o ATSTORM num completo sistema de informação antecipada com o qual pode iniciar ações preventivas que minimizem os riscos derivados do impacto de raios.
Nossa bateria de Li-Ion ECONECT economiza até 15 baterias de chumbo ácido.
Conheça algumas das vantagens de investir em um Detector de Tempestades:
- Proteção preventiva, redução de riscos
Identificação com exatidão e precisão das condições de formação ou aproximação de uma tempestade a uma área, permitindo dispor de um tempo de antecipação (dezenas de minutos) para iniciar ações preventivas que minimizem riscos derivados de um possível impacto de raio.
- Controle Remoto e eliminação de falsos alarmes
Monitorização de todas as fases da tempestade com grande exatidão graças a um sistema de detecção e à unificação das tecnologias mais avançadas do mercado num só sistema. O sistema oferece ainda a centralização de toda a informação para clientes com várias localizações.
- Sistema de alerta multicanal
Controle a partir de qualquer lugar da informação procedente do sistema mediante soluções de gestão multicanal ( portal web privado, telefone, tablet, email, alarmes sonoros…).
- Redução de tempos mortos: Redução de tempo e dinheiro
Emissão de notificações de “Ausência de risco” baseadas na análise das condições em tempo real e não de tempos de segurança pré-estabelecidos para a reinício das funções habituais.
- Projetos personalizados
Estudo completo da localização a proteger. Soluções adaptadas às necessidades do cliente.
- Âmbitos de aplicação
- Prevenção de riscos laborais.
- Empresas com operações a céu aberto como minas, estaleiros, energia.
- Defesa, equipamento militar, aquartelamento.
- Telecomunicações…
- Operação de infraestruturas como aeroportos, portos…
- Prevenção de riscos em atividades ao ar livre: desportivas, culturais, turísticas…
- Prevenção de riscos em espaços públicos abertos como parques, praias…
- Prevenção de riscos ambientais no setor industrial. Setores com tecnologias críticas: centros de processo de dados, indústria, hospitais…
Outras
Soluções
Conheça soluções especificas para o setor ferroviário. Conectores e Bondeamento de Trilho, Sinalização e Ferramentas.
Confira nossas soluções de proteção elétrica. Para Raios, ESE, polimérico ZnO, detector de trovoadas, solda exotérmica e Proteção Contra Surtos.
Prevenir a corrosão de estruturas metálicas, como tubulações e armaduras de concreto, tornando-as o cátodo de uma célula eletroquímica.
Perguntas
frequentes
A grande vantagem é a sua capacidade de "visão dupla". O sistema monitoriza tanto o campo eletrostático quanto o eletromagnético. Isso permite que ele detecte não apenas as tempestades que estão se deslocando em direção à zona (que se aproximam), mas também, e crucialmente, aquelas que estão se formando verticalmente acima da área monitorada. Isso evita o efeito surpresa de tempestades locais que sistemas baseados apenas em radar ou eletromagnetismo simples podem falhar em identificar a tempo.
Não, pelo contrário. O objetivo do ATSTORM é oferecer informação antecipada. Ele monitoriza todas as fases da tempestade, desde a fase inicial de eletrificação da nuvem (antes do primeiro raio cair) até à sua dissipação total. Isso fornece uma janela de tempo valiosa para que os gestores tomem decisões antes que o risco se torne iminente.
Ao atuar como um sistema especialista local de alerta prévio, ele fornece dados precisos para a ativação de protocolos de segurança. Com as informações do ATSTORM, é possível iniciar ações preventivas temporárias, como a suspensão de trabalhos em altura, o desligamento de equipamentos sensíveis ou a evacuação de áreas abertas, minimizando drasticamente os riscos de acidentes com pessoas e danos a ativos industriais.